Saúde

Ventilador, convém evitar quando fizer muito calor?

© deposiphotos.com/sundikova
© deposiphotos.com/sundikova

Com  a aproximação do verão, o uso do ventilador torna-se bastante  frequente.

Entretanto, enquanto para os mais jovens o ventilador refresca, favorecendo a evaporação do suor, o uso excessivo do ventilador  poderia causar distúrbios cardiovasculares nos mais idosos, segundo estudo recente da Universidade do Texas (EUA), região de temperaturas elevadas.

Isso porque – ao contrario dos mais jovens – entre os idosos a transpiração é menos importante e o uso descontrolado do ventilador pode levar a um aumento da temperatura corporal.

Para o estudo, 6 mulheres e 3 homens entre 60 e 80 anos ficaram por duas horas em uma sala aquecida a 42oC, vestindo apenas roupas intimas.

A Associação Médica Americana  –  que publicou a pesquisa  no The Journal of American Medical Association (publicação científica que se destaca entre as mais respeitadas do mundo) alerta que esse estudo necessita de maior investigação para gerar conclusões definitivas.

O melhor é evitar o ventilador dirigido diretamente sobre a pessoa e, como sempre, manter a hidratação.

Fonte: www.senioractu.com

Sobre o autor

guiada3aidade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.