Moradia

Um jeito diferente de morar

© iStockphoto_sayu_k
© iStockphoto_sayu_k

É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo nos dois lugares! Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Ou isto ou aquilo, poema de Cecília Meireles, ilustrações de Beatriz Berman, organização de Walmir Ayala, Editora Nova Fronteira.

A casa onde você viveu a vida inteira já não serve mais: grande, trabalhosa e na maior parte do tempo, vazia, já que filhos e netos andam ocupados demais para se demorar em visitas.

E o pior, seu lar agora parece oferecer perigos como quinas de mesas que surgem do nada (elas já existiam antes e você não tinha notado?), armários que obrigam  a subir em banquinhos ou escadas para pegar as coisas, pisos tão lisos que dá até medo de tomar banho. Talvez esteja chegando a hora de morar em outro lugar. ?Mas seja casa ou apartamento seu sonho de mudança, o principal – e talvez não tenha sido pensado – é ter segurança onde se vive. E, aqueles que moram sós, deveriam pensar em ter companhia por perto, para animar o dia a dia e até mesmo para chamar um médico em caso de emergência. Partindo dessa premissa, uma solução é procurar um lar feito especialmente para quem tem mais de 60 anos.

Hotéis 5 estrelas para a 3a Idade

Nomes como “lar de idosos”, “residencial para a terceira idade” podem causar uma primeira impressão errada, a de um asilo para velhinhos. Não é bem assim, a maioria desses lugares oscila entre um condomínio fechado, hotel de luxo e hospital, cada um com características que reforçam mais algum desses aspectos. Grande parte deles está em áreas residenciais, longe do centro, e, outros, fora da cidade, no interior. Mas a distância não significa isolamento, uma vez que todos oferecem uma série de atividades, sempre incentivando a socialização de seus moradores.

Sobre o autor

guiada3aidade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.