Nutrição

Sopas com vegetais para nutrir e aquecer

pixabay_RitaE
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É só as temperaturas começarem a cair, que as sopas e caldos ganham destaque à mesa!  

E não é por menos: durante as estações mais frias do ano, o paladar pede por pratos quentinhos e aconchegantes. Mas, além de aquecer o corpo, as sopas podem ter um papel fundamental na hora de garantir todos os nutrientes que o organismo precisa e ainda contribuir para que os vegetais – muitas vezes deixados de lado nessas épocas do ano, estejam presentes no prato, como explica a nutricionista Renata Guiraudo Oba Hortifruti 

“Durante o outono e o inverno, os vegetais são mais difíceis de serem consumidos, principalmente na forma de salada. As sopas ajudam nessa aceitação e quando compostas por todos os grupos de alimentos que precisamos, fornecem vitaminas, minerais, fibras e proteínas que são essenciais para a manutenção da nossa saúde”, comenta Renata. 

Ela lembra que a composição da sopa merece atenção: para que seja saudável e nutritiva deve conter uma fonte de carboidrato, pelo menos um legume ou verdura e uma opção de proteína, lembrando que: 

– Boas opções de carboidratos são: batata, mandioca, mandioquinha, macarrão, arroz, batata doce, fubá. 

– Para as proteínas, podemos contar com frango desfiado ou em iscas, carne moída ou em iscas, ovos, feijões, lentilha, grão de bico, tofu e proteína de soja”,  

– Já os legumes, podem ser usados os mais diversos, como chuchu, abóbora, abobrinha, berinjela, brócolis, couve-flor, cenoura. Além das verduras, como couve, espinafre, repolho, que podem ser usadas batidas ou apenas fatiadas, para dar uma consistência diferente nas sopas cremosas. 

Na hora de escolher a receita, a nutricionista ainda salienta que, a depender do objetivo de cada pessoa, é necessário tomar cuidado com os demais ingredientes do preparo e também com a quantidade ingerida: 

“Sopas à base de vegetais certamente terão pouca caloria e favorecem a perda de peso. Por outro lado, as opções com excesso de carboidrato ou muito creme de leite, bacon e calabresa, por exemplo, podem ser mais calóricas, dependendo da quantidade consumida. 

Por fim, a nutricionista Renata Guirau  ensina o passo a passo de quatro opções saborosas e nutritivas: creme de palmito. 

 E para quem preferir mais praticidade, rede de hortifrútis oferece diferentes opções se sopas e caldos prontas para consumo em todas as lojas do país. 

Creme de palmito 

– 2 colheres de manteiga 

– col de sopa de cebola picada 

– 2 xícaras de chá de palmito picado 

– 500 mL de caldo de legumes 

– 500 ml de leite 

– 2 colheres de amido de milho 

– Sal e pimenta do reino a gosto 

– col de sopa de cheiro verde picado 

Preparo: 

– 1. Aqueça a manteiga e refogue a cebola. 

– 2. Acrescente o palmito e o caldo de legumes. 

– 3. Misture o amido de milho com o leite e acrescente a mistura à panela. 

– 4. Acerte o sal e a pimenta e mexa bem, em fogo baixo, até engrossar. 

– 5. Espere esfriar e bata no liquidificador ou mixer. 

– 6. Sirva, decorando os pratos com o cheiro verde picado. 

  

Caldo de Abóbora 

– 1 kg de abóbora cabotiã 

– 1 cebola grande picada em cubos 

– col de sopa de azeite 

– 2 xícaras de carne seca desfiada 

– ½ xícara de cebolinha verde picada 

– 1 xícara de queijo minas ralado 

– Sal e pimenta a gosto 

Preparo: 

– 1. Cozinhe a abóbora com sal e bata no liquidificador. 

– 2. Aqueça a cebola e refogue a carne seca desfiada. 

– 3. Acrescente a abóbora batida e acerte o sal e a pimenta. 

– 4. Finalize com o queijo ralado e decore com a cebolinha picada. 

  

 Sopa de Lentilha 

– 2 colheres de sopa de azeite 

– 1 cebola média ralada 

– 5 dentes de alho amassados 

– 500 g de paio fatiado 

– 2 xícaras de lentilha 

– 1 maço de escarola fatiada 

– 1 litro de água 

– Sal e pimenta a gosto 

Preparo: 

– 1. Aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Refogue o paio até que fique dourado. 

– 2. Acrescente a lentilha, o sal, a pimenta e a água e deixe cozinhando em fogo baixo por cerca de 40 minutos ou até que a lentilha fique macia. 

– 3. Acrescente, então, a escarola fatiada por cima da lentilha e tampe novamente a panela, deixando cozinhar por mais 5 a 10 minutos ou até que a escarola fique cozida. 

– 4. Sirva em seguida. 

 

Sopa de Feijão Branco 
com Tomate Cereja 

 

– 2 xícaras de feijão branco cozido 

– 3 xícaras de água 

– 1 cebola grande picada 

– ½ xícara de cheiro verde picado 

– 1 xícara de tomates cereja cortados ao meio 

– ½ xícara de broto de feijão 

– col de sopa de azeite 

– col de chá de noz moscada ralada na hora 

– Sal e pimenta a gosto 

Preparo: 

– 1. Aqueça o azeite e refogue a cebola. 

– 2. Em seguida, acrescente os tomates cereja e o feijão já cozido. 

– 3. Acerte o sal, a pimenta e a noz moscada ralada. 

– 4. Deixe a mistura em fogo baixo, até que ferva e o caldo apure por 2 minutos. 

– 5. Desligue o fogo e sirva, decorando com o broto de feijão. 

Fonte: Renata Guirau (Oba Hortifruti) 

OBA HORTIFRUTI – A  rede é referência em  produtos.  Foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti ( Top of Mind). Com 40 anos de história  possui mais de 50 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.  

 

 

Matéria publicada no Guia da 3ª Idade nº 49