Geração 50+

Nestlé lança BOT para auxiliar e incluir população sênior no meio digital

@Unplash_georg-arthur-pfluege
@Unplash_georg-arthur-pfluege

A ferramenta, desenvolvida em parceria com o Facebook, é uma iniciativa da marca Nutren Senior e conta com o apoio de voluntários para promover a conexão humana em tempos
de isolamento social

Nutren Senior, em parceria com o Facebook, está lançando o BOT ‘ Nutren Senior Conect @’ – desenvolvido para auxiliar e incluir pessoas com mais de 50 anos no ambiente digital, principalmente em tempos de isolamento social.
O cenário atual pode aumentar o sentimento de solidão e ansiedade entre os idosos – principalmente entre aqueles que vivem em instituições de repouso, por exemplo. Por isso, a inclusão digital para idosos e o contato humano, ainda que por meios digitais, se tornaram essenciais.

(71) 9. 975 0897

A ferramenta de WhatsApp – disponível através do número (71) 99750897 – vai auxiliar a população sênior por meio de tecnologia, a estar mais conectad a à amigos e familiares ou a realizar atividades básicas, em temas como : ‘pagar contas online; realizar chamadas em vídeo; pedir delivery de refeição por aplicativo; assistir lives e inserir música nos Stories’.

O BOT conta com respostas prontas de dúvidas pré- identificadas nas redes sociais da marca, oferecendo conteúdos educativos em vídeos didáticos e linguagem simplificada.

“Estudando o mercado e tendo em vista o cenário atual onde a tecnologia está nos ajudando a quebrar as barreiras do isolamento social, identificamos a necessidade de dar um suporte ainda maior para o público 50+” diz Victor Vendramini , Head América Latina de eBusinees em Nestlé Health Science. “Ape s ar dos smartphones e das redes socias já estarem presentes na rotina de mais da metade da população brasileira , ainda se faz necessária uma educação digital para aqueles que viram todos esses avanços tecnológicos chegarem já em idade adulta mais avançada.

Com o apoio do Facebook, identificamos uma crescente demanda para uso de tecnologia digital principalmente para o público sênior , e vimos uma grande oportunidade de oferecer um serviço social por meio de uma ferramenta intuitiva e prática , da qual esperamos que seja de grande ajuda para aqueles que precisarem”.

Além disso, o projeto vai contar com a ajuda de voluntários para responderem as dúvidas que ainda não foram respondidas na ferramenta . Através d o mesmo número de telefone, os voluntários podem se cadastrar de maneira super rápida e ajudar pessoas com dúvidas em tempo real .

“Assim que tivemos a ideia do BOT, logo pensamos em criar uma conexão entre as gerações e comunidades” conta Vivia n Beppu , Gerente de Marca . “Nutren Senior acredita que sua missão é ir além do oferecimento de uma boa nutrição à população 50+, por isso decidiu buscar ajuda de outras pessoas, como por exemplos os jovens, que muitas vezes estão ao lado dos seus pais e avós no dia a dia. A ferramenta consegue informar, educar e promover a inclusão digital – tudo ao mesmo tempo e de forma simplificada e lúdica.”

Os voluntários cadastrados na ferramenta vão receber as dúvidas e vão poder responder em formato de texto, foto ou vídeo para os seniores. Todo conteúdo será previamente validado pelo Centro de Atendimento ao Consumidor da Nestlé e logo após é entregue ao destinatário da pergunta de maneira automática .

“O trabalho do Creative Shop é criar soluções inovadoras dentro de nossas plataformas e o BOT ‘ Nutren Senior Conect @’ é um exemplo disso. Ele junta duas gerações de pessoas com conhecimentos de tecnologia distintos e explora o potencial de interatividade neste momento de distanciamento social causado pela pandemia do COVID-19.”, comenta o diretor do Creative Shop do Facebook na América Latina, Theo Rocha.

Com o BOT, Nestlé e Facebook esperam gerar uma mobilização social para conectar comunidades em prol da inclusão digital , principalmente para a população 50+.

A iniciativa ajuda a reforçar o comprometimento da Nestlé em promover o bem e praticar a solidariedade. “No atual cenário, usar todo o potencial da tecnologia ao nosso favor e poder compartilhar com a sociedade uma ferramenta como essa é algo que nos orgulha. O BOT vem se somar aos esforços que a marca Nutren Senior já está fazendo em outras ações e a todo trabalho da Nestlé junto a população neste momento” conclui Vivia n Beppu .

Para acessar o BOT Nutren Senior Conect @ basta enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (71) 99750897 e seguir as instruções na tela

Matéria publicada no Guia da 3ª Idade nº 48

Sobre o autor

Guia da 3a Idade