Tom Sawyer

Reprodução

Editora: Editora L&PM

Autor: Mark Twain

Páginas: 288


Órfão desde bebê, Tom Sawyer vive com sua tia Polly, seu irmão, Sid, e sua prima, Mary, num vilarejo às margens do rio Mississipi, nos Estados Unidos. Menino de bom coração, de bom caráter, Tom é também muito levado e esperto, e vive aprontando, sozinho ou com seu melhor amigo Huckleberry Finn, um garoto que mora nas ruas, dorme em barris vazios e come o que lhe dão. O tempo todo, os dois vivem aventuras emocionantes, na maioria das vezes, imaginárias. Frequentam cavernas, cemitérios, casas mal-assombradas e ilhas desertas. Brincam de pirata, de pele-vermelha, de Robin Hood, caçam tesouros, planejam formar uma gangue de ladrões e ficar ricos. E é numa dessas brincadeiras que suas aventuras se tornam bem reais e assustadoras… 

Considerado um dos mais importantes clássicos da literatura para crianças e jovens, As aventuras de Tom Sawyer permanece no imaginário de inúmeras gerações, desde a publicação original, em 1876, até os dias de hoje 

 

TWAIN, MARK (1835-1910) foi humorista, jornalista, timoneiro de barco no Mississippi, escritor e, sobretudo, um amante da liberdade, da justiça e da paz. As aventuras de Tom Sawyer é um dos grandes clássicos da literatura americana. Tom Sawyer, o imortal personagem de Mark Twain, um menino astuto, mostra-se tão à vontade no mundo respeitável de sua tia Polly quanto no mundo aventureiro e desprotegido de seu amigo Huck Finn. Os dois vivem uma série de aventuras, acidentalmente presenciando um assassinato e provando a inocência do homem injustamente acusado, assim como sendo caçados por Injun Joe, o verdadeiro assassino, e finalmente escapando e encontrando o tesouro que Joe havia enterrado .Embora originalmente escrito como história de aventura para jovens, este livro é muito mais do que isto, é um mergulho na vida do interior dos Estados Unidos, especialmente na região do ‘imenso Mississippi’, na metade do século XIX .Através das trepidantes aventuras de Tom e Huck, TWAIN, MARK coloca em evidência sua grande habilidade de escritor, seu senso de justiça e sua posição antiescravagistica. 

Mark Twain
tradução: Luiz Antonio Aguiar
Editora Melhoramentos 

Mark Twain,
ilustraçãoTrue Willians,  
tradução: Márcia Soares Guimarães,
Editora Autêntica