Nutrição

Kulajda

@foto czechspecials
@foto czechspecials

Sopa da Região da Sumava com cogumelos, endro e ovos pochês 

Ingredientes 

 150g de cogumelos secos ou frescos 

 50g de manteiga 

 2 colheres de sopa de farinha de trigo 

  800ml de água 

 250g de batata 

  Sal e pimenta branca 

  200ml de creme de leite ou natas para bater 

 Vinagre 

  50g de manteiga 

  1 galho de endro fresco ou 2 colheres de sopa de endro seco 

  4 ovos 

Modo de preparo 

  Se usar cogumelos secos, coloque de molho em água, para reidratar, por pelo menos uma hora ou de preferência durante toda a noite. 

  Misture a manteiga e a farinha para preparar um roux, mexendo uniformemente enquanto despeja a água. 

  Lime as batatas e corte-as em cubos, adicione-as à água da sopa, juntamente com cogumelos (e com a água em que estavam embebidos). Polvilhe com sal, pimenta e cozinhe até os cogumelos e as batatas ficarem macios, por cerca de 15 a 20 minutos. 

  Enquanto isso, prepare os ovos pochês: 

  Leve água salgada e levemente acida pela adição de vinagre quase até a fervura, faça movimentos circulares na agua com a ajuda de uma concha ou colher e coloque um ovo inteiro, cozinhando por cerca de 4 a 5 minutos, retire e repita o processo com outro ovo. Coloque um ovo em cada prato de sopa. 

  Quando a sopa estiver quase pronta, despeje o creme, tempere com vinagre (se usar creme de leite não é necessário adicionar muito vinagre), adicione manteiga e o endro picado. 

Receita publicada no Guia da 3ª Idade nº 48 

Tchecoslováquia 

sugere sopas para esquentar o frio 

 A gastronomia tcheca tem um lugar especial para as sopas. Feitas com ingredientes locais, como vegetais de raiz e cogumelos, costumam usar condimentos como cominho, manjerona e páprica, o que garante sabores únicos e pronunciados. 

Com a chegada do inverno no hemisfério sul, a República Tcheca lança um encarte digital especial de sopas, com a colaboração do site czechspecials.cz.  

 Chamado “Sopas – delícias tchecas de inverno”, o encarte traz oito receitas exclusivas de sopas largamente apreciadas no país, como a kulajda, uma encorpada sopa de cogumelos e batatas, servida com um ovo pochê. A receita é típica da região de Šumava, na Boêmia do Sul, onde os bosques cobrem uma vasta área produzem cogumelos frescos que as famílias tchecas colhem para fazer sua sopa. Também no encarte encontram-se receitas como a da sopa goulash ou da česnečka, a sopa de alho tida como remédio infalível para ressacas. 

O encarte em versão digital pode ser acessado gratuitamente através do link  https://bit.ly/sopastchecas. 

 E mais informações sobre as sopas tchecas podem ser encontradas no post do blog Destino Tchéquia pelo link https://destinotchequia.com/articulos/sopas-as-delicias-tchecas-para-o-inverno 

www.czechtourism.com