Saúde

Cuidadores de Idosos

@pixabay_mcmurryjulie

Como se proteger e proteger o  paciente em época de Coronavírus 

A doença provocada pelo novo Coronavírus é denominada oficialmente como COVID-19, vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus 

 O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves (pessoas idosas, por exemplo). Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito. 

É de extrema importância o alerta com os cuidados para não expor cuidadores e idosos ao risco, a fim de reduzir as possibilidades de contágio. 

 

A transmissão ocorre através de 

 Espirro 

 Tosse  

 Catarro  

 Gotículas de saliva  

 Contato físico com a pessoa infectada  

 Contato físico com superfícies contaminadas 

  

O papel do gerontólogo nessa pandemia 

gerontóloga Jullyanne Marques, criadora da Onix Gestâo do Cuidado, ressalta   a importância do gerontólogo para enfrentar a conjuntura: “Temos que considerar que existem muitos idosos não tão cientes da atual situação, que dificilmente querem ficar em casa, além daqueles  que já necessitam de cuidados especiais diariamente com os profissionais da área. O gerontólogo sempre vai saber como lidar e contornar as situações mais complicadas, dando orientações completas do que se fazer em casa, tanto na questão de prevenção da doença, como na questão psicológica, biológica e social.  

Para proteger o idoso e as pessoas que estarão com ele, ela ressalta: 

 Ao chegar no plantão lave bem as mãos com água e sabão 

 Não utilize a mesma roupa que chegou de fora para cuidar do idoso 

 Leve uma troca de roupa limpa ou um jaleco limpo 

 Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas 

 Segure a emoção nestes dias, nada de beijos e abraços, os pacientes vão entender que é para o seu bem e o bem deles 

 Antes de qualquer procedimento que for realizar com o idoso, utilize o álcool gel 

 Procure não ficar falando muito próximo ao idoso 

 Mantenha o ambiente arejado 

 Não compartilhe objetos pessoais 

– Quando receber algum pertence ou compra que venha de fora esterilize a embalagem com álcool. 

  

Lembra ainda que, se o idosos sentir febre, tosse ou dificuldade de respeitar, deve-se partir imediatamente para a procura de um serviço médico. 

Onix é uma empresa especializada no cuidado ao idoso, que dispõe de gerontólogos e equipe multiprofissional atuando diretamente no treinamento e gestão dos cuidadores. 

Atualmente a tem cerca de 70 cuidadores de idosos e todo atendimento da empresa é externo, ou seja, toda a gestão dos profissionais; a supervisão dos cuidadores, visitas semanais, reuniões, contato telefônico diário, horário de entrada, saída, escala de trabalho são realizados a distância. Tudo é controlado através da sede principal, que fica localizada no bairro do Butantã, em São Paulo.  

O trabalho da empresa visa soluções rápidas, personalizadas e flexíveis para as necessidades do paciente e sua família. 

O atendimento é totalmente ajustável à demanda da família e do paciente, podendo ser realizado em período integral de 24h ou parciais de 12, 10, 8 ou 6 horas. Existem planos mensais, semanais, para finais de semana ou até mesmo temporários. 

 

JULLYANE MARQUES – Graduada em Gerontologia pela Universidade de São Paulo é Mestre em Gerontologia pela mesma Universidade e possui Extensão em Gerontologia Social pela PUC. Atualmente cursando MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde pela FGV. Sua linha de pesquisa é voltada para área da Assistência domiciliar, Gerontologia e Cuidadores de idosos. Atua há 8 anos na gestão de cuidadores e na assistência domiciliar. CEO da empresa Onix Gestão do Cuidado ao Idoso.